quarta-feira, 12 de junho de 2013

Impasse: Gandarela x Vale

Na segunda feira (10/06), dia mundial da preguiça, meu dia começou do jeito que eu gosto, fui assistir uma audiência pública na câmara municipal de BH.

A audiência teve como finalidade discutir a criação do Parque do Gandarela, no plenário, Helvécio Arantes abriu o inicio da discussão.


Helvécio Harantes


Estavam presentes professores da UFMG, Secretário do Meio Ambiente, superintendente da COPASA, Teca a presidente do movimento do Gandarela, além do Mauro Maia, presidente do Instituto Gandarela que chegou quase no final da audiência com discurso bem shakespeariano ao meu ver.


Mauro Maia Presidente do Instituto Gandarela

Superintendente da Copasa

Teca a presidente do movimento do Gandarela



O assunto é bem polêmico e ainda vai dar muito pano pra manga, mas o que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi o fato de não haver  nenhum representante da Vale e nem da população local do Gandarela.

Muita coisa foi dita prós, contras, bla, bla, bla e tudo ficou num grande impasse Gandarela x Vale, se vai terminar em pizza, vamos ver.

Um coisa é fato o capital em jogo é grande, os interesses políticos então nem se fala um bioma inteiro esta sendo colocado em cheque.






A Serra do Gandarela guarda 1,6 trilhões de litros de água potável¹, cavernas, campos rupestres, cerrado, mata atlântica,sítios arqueológicos inteiros,áreas de quartzito, cangas na parte alta, águas de classe especial, centenas de cachoeiras, fauna intocada,enfim, cenário único na região e que possui também enorme potencial para a mineração.

E com um potencial de mineração desses, todos os olhos estão voltados pra essa região, as pessoas que nasceram e moram até hoje no Gandarela, estão sendo pressionadas, cercas sendo derrubadas e um certo terror sendo feito.

É uma covardia total e uma pressão psicológica em cima de gente que não sabe como lidar com tamanha falta de decoro, decência e empáfia desmedidas da Vale que avança sem dó.


As terras da Serra já estão praticamente todas nas mãos das mineradoras, mesmo sem a concessão legal, eles já agem como se já tivesse essa liberação.A ação dos ambientalistas tem sido forte  para a criação do parque para que se evite um mal maior, maior do que o que vem acontecendo.





A Vale já deixou bem claro que pensa em minerar a área por pelo menos 30 anos, serão 30 anos de exploração, destruição, toda uma população expulsa, todo um bioma destruído  sim por que mineração não gera renda pra população local muito menos emprego, a mão de obra qualificada é importada e o que sobra pra população é o subemprego e a miséria, além claro do alcoolismo, prostituição e tudo que virá junto com a implantação da tal mina Apolo.

  Enganação explicita 

Na audiência vários pontos foram colocados no alvo das atenções, todos observavam e ouviam com atenção tudo que foi dito.




Vamos torcer pra que na próxima audiência mais luz seja vista no fim desse túnel e enquanto isso a nossa parte precisa ser feita, o nosso grito e o grito do Gandarela precisa ser ouvido.

Eu não conheço o Gandarela, mas farei uma viagem pra la de bicicleta no final de Junho, início de Julho pra conhecer e avaliar, por que mesmo sem conhecer, eu sei da importância da preservação não só desse lugar, mas de todas as nossas serras.

Enquanto isso os moradores lutam pela preservação não só de um bioma frágil, mas de toda uma história de vidas que estão envolvidas dentro desse contexto, todo um passado, um presente mas um futuro ainda incerto.









¹ Citação revista Viver Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário