terça-feira, 17 de setembro de 2013

Semana Nacional do Trânsito

Segundo dados do Conselho Nacional de Trânsito ( Contran) cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos acidentes de transito, boa parte desses acidentes causada pelo uso do álcool e outras drogas.

Pensando nisso iniciou-se em várias capitais e cidades do Brasil campanhas de conscientização no trânsito, visando uma reflexão e quem sabe assim uma mudança nos padrões de comportamento dos motoristas.

Em Juiz de Fora, várias ações foram agendadas,começando no dia 16/09 e terminando no dia 22/09 (dia mundial sem carro).




Como uma apaixonada pela bicicleta, penso que a cidade pelo menos nessa semana deveria ser vista sob outra perspectiva, quantas vezes de carro você consegue perceber as coisas novas que acontecem nas ruas do seu bairro por exemplo?

A pressa se tornou a pior das doenças da humanidade, nos deixou cegos as coisas simples, andar a pé,  de patins ou de bicicleta nos faz perceber quantas coisas perdemos.

Eu fui a casa do meu irmão a algum tempo e fomos andando até a casa dele, no caminho, ali perto do colégio Arnaldo, existe um mercado de flores lindo, com varias espécies,cores e cheiros, fiquei pensando que se estivesse de carro jamais teria visto aquilo.

Andar nos faz perceber o quanto a socialização nos tem feito falta, um simples bom dia de um desconhecido durante uma caminhada é algo novo, um simples balançar de cabeça entre um ciclista e outro também é novidade para alguns.

As praças por exemplo, foram construídas com várias finalidades, espaço político, de convivência, socialização, que se fosse relatar não caberia.Hoje em dia as praças se transformaram em locais vazios e desarticulados do cotidiano urbano, apenas ocupadas em situações muito particulares.Porem pelo menos aqui em BH, tenho notado a preocupação de transformar as praças ou trazer de volta o sentido de urbanidade depois de tantas criticas feitas a cidade modernista.

Por isso nessa semana tente mudar alguma coisa da sua rotina, se você anda de carro tente ir pelo menos durante semana de ônibus ou quem sabe até de bicicleta para o trabalho.O transito agradecera se você for de ônibus e sua saúde agradecera mais ainda se você for de bicicleta.

Tome café na padaria, dê bom dia as pessoas, tem tantos idosos que nos olham esperando somente um:"Oi, bom dia como vai o senhor?"Essa semana conheci o Sr Joaquim nas minhas "andanças" com os cachorros um senhor de quase 89 anos que todos os dias faz sua caminhada.E ganhei um abraço e um beijo inesperados.Agora todos os dias quando nos encontramos ele sempre diz:"Primeiro as flores."

Não ha como não se emocionar, a cidade precisa ser sentida, precisa ser vista novamente, é gostoso andar pela manha e ver as cores, sentir os cheiros, o vento no rosto, cumprimentar as pessoas, sorrir pra vida.

Isso é estar vivo, isso é deixar de lado a "coisificação do homem" e torna-lo novamente "ser" de sentido, de gesto e principalmente de amor.

Tenham todos uma ótima semana Nacional do transito com mais consciência e boas atitudes!











Nenhum comentário:

Postar um comentário