terça-feira, 24 de setembro de 2013

Serra do Gandarela na Mira da Vale e na Proteção dos Gandarelenses

A semana passada foi uma semana de correria e vários acontecimentos importantes, um deles foi o seminário na UFMG sobre a criação do PARNA(Parque Nacional) e da RDS(Reserva de Desenvolvimento Sustentável) da Serra do Gandarela.


O seminário na UFMG  foi simplesmente fantástico, mas também foi um grande alerta sobre a ação indiscriminada das grandes mineradoras em Minas, principalmente da poderosa Vale do Rio Doce.

Foi muito interessante ver o Gandarela acompanhada de vários profissionais tanto do Brasil como de outros países, além dos grandes especialistas e mestres da UFMG.



No primeiro dia do seminário o tema foi sobre a relevância ambiental, cientifica e cultural da região da Serra do Gandarela,quem ministrou a Palestra foi Flávio Fonseca do Carmo, biólogo, pós graduado em ecologia e conservação pela UFMG.



Numa frase de efeito e muito preocupante, ele começou dizendo sobre a concentração de Dióxido de Carbono na nossa atmosfera e que essa concentração foi considerada pelos especialistas a maior concentração dos últimos 25 milhões e anos e que a mídia falou muito pouco sobre o assunto.

O que sempre me levará a pensar até quando os jornalistas suportarão tanta mordaça e até quando as noticias REAIS serão compradas pela irmanzinha do Sr Aécio Neves????

E por que tanto interesse econômico na Serra do Gandarela pela Dona Vale do Rio Doce?Simplesmente por que no Gandarela, está concentrada a maior jazida de Minério de Ferro já encontrada em Minas, as chamadas jazidas de Itabirito.



Porém os moradores da região, ambientalistas e simpatizantes lutam ferozmente pela não concessão a Vale para minerar o Gandarela, que além disso, foi considerada um dos únicos patrimônios Paleoambientais do país.

Além de ser uma das ultimas áreas onde se encontram o Geossistema de Gangas -Ferruginoso, paleoambientes datados de 40 milhões de anos e uma paleotoca de um tatu gigante encontrada recentemente, inclusive com as marcas das garras nas paredes, lagoas em cangas, vários micro crustáceos, vegetação epígea, que inclusive surgem em grandes quantidades dentro das cavernas de canga.Simplesmente lindo de se ver e principalmente de se entender esse bioma como um todo e claro toda sua importância como PATRIMÔNIO sim de Minas Gerais.


A criação desse PARNA, seria o primeiro no Brasil, (que além de todas as implicações que demandam a crianção de um parque) também voltado a proteção desse geossistema de cangas e Itabiritos, numa área de 3.500 ha (três mil e quinhentos equitares) proposta pela preservação.

Porém a criação do parque vai muito além, implica também a segurança hídrica para captação de Bela Farma da região metropolitana de Belo Horizonte que atualmente é abastecida pelo Rio das Velhas e ja vem mostrando sinais de saturação.Um dos maiores aquíferos que também se encontra no Gandarela é o da bacia do Prata, que conseguira abastecer a região metropolitana por anos caso a Vale não entre na jogada.

Alem da grande jazida de minério de ferro da região do Gandarela, existem os aquíferos que tem se tornado outro motivo da Vale querer minerar a região,são necessários para se minerar cerca de dois milhões e meio de litros de água por hora imaginem so?A concessão dessa área para a Vale seria mamão com açúcar e uma perda sem precedentes para Minas.

No terceiro dia fizemos uma visita técnica a região do Gandarela que fica cerca de 40km de BH passando por Nova Lima, Raposos e Rio acima, pois é, pertinho, pertinho da cidade se encontra lugar de tamanha importância ambiental.Em Julho desse ano eu e Kico fizemos uma viagem de bike e passamos pelo Gandarela, na região onde a mina Apolo começa a dar indícios de estruturação.Um lugar lindo que merece com certeza ser visto com muita calma sem pressa e com o coração bem aberto.



Na viagem técnica, fizemos uma visita ao sitio da Dona Gloria, uma guerreira de Luz do Gandarela que luta dia após dia contra a ação da Vale na região, Sr Julio e esposo de Dona Gloria, também um lutador pela causa faleceu no mês passado deixando seu exemplo de força, perseverança e alegria.Eles tem um sitio onde trabalham a permacultura e a agroecologia e que tem dado muito certo, o que comprova que a criação da RDS e do PARNA serão de suma importância para a região do Gandarela, principalmente pelos pequenos produtores da região que podem inclusive se beneficiar da, prática do Turismo de comunidade atualmente muito difundido.


Dona Glória



O Gandarela guarda inúmeras riquezas e potenciais turísticos pouco trabalhados, uma matéria do Jornal O Tempo também foi feita nessa viagem a qual participei.A causa é por inúmeros interesses, mas a realidade é que uma área de tamanha delicadeza precisa ser salva, independente das questões políticas e econômicas envolvidas. Abaixo o link da matéria.
http://www.otempo.com.br/turistas-v%C3%A3o-se-hospedar-em-casas-de-moradores-da-regi%C3%A3o-1.715601

1ª parada: Mirante Serra da Água Limpa
Aprendendo com a GeógrafaYasmin Léon de Costa Rica

Riquezas do Gandarela



A homenagem dessa matéria vai pra Dona Gloria e pro Sr Julio que lutam no silêncio das montanhas guardados no ventre da Serra do Gandarela.Que Deus guarde Sr Julio e que Dona Gloria continue o seu legado.



"Aqui, e em todo canto

onde a água é mais limpa
onde o verde é mais verde
onde brinca a iara e encanta o tiê
na glória da glória
com as crianças crescendo
e as abelhas fazendo mel
Júlio vive e sempre viverá"
Texto Glaucia Machado










5 comentários:

  1. A serra do Gandarela é um lugar incrível. É muito importante divulgar essa luta para a criação do parque, não podemos perder um lugar com tanta riqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica realmente a luta precisa ser feroz e se todos fizerem sua parte com certeza seremos uma segunda Famatina, leia sobre isso depois.Beijos e a luta continua!!!
      http://www.taringa.net/posts/noticias/13690909/El-Famatina-no-se-toca.html

      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/60299-aldeia-rebelde.shtml

      Excluir
  2. Documentário de curta metragem sobre os impactos do projeto Apolo da empresa Vale na comunidade de André do Mato Dentro: https://vimeo.com/11636646

    ResponderExcluir
  3. Muito contente em ver a matéria sobre a importância do Parque Nacional Serra do Gandarela e encontrar imagens preciosas de meus queridos amigos Julio e Glória, Ainda mais gostoso é ver que o texto que escrevi para o Júlio está incorporado à sua imagem. É isso: a vida que segue. Viva a Serra do Gandarela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Glaucia que bom que gostou achei esse texto final lindo porém não havia seu nome agora posso incorporar.Lindo poema!!!Bjao

      Excluir