segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Um olhar para o Barroco Mineiro - Pequena Viagem pra Sabará

A coisa mais incrível que tem é quando você se desafia, isso acontece o tempo todo na vida é o que traz inspiração, gás e por ai vai.

Sábado foi um dia tranquilo, mas antes de dormir, me propus a ir pra Sabará no Domingo de bike, pra clicar as riquezas do nosso mágico Barroco Mineiro.

E assim foi, acordei bem cedinho no Domingo, preparei minha magrela e o que mais fosse precisar pra viagem e fui sozinha mesmo, sem lenço, mas com documento (riso).

A parte chata da viagem sempre é a BR, mas pra se chegar onde a gente deseja  é necessário passar pelas coisas chatas não é mesmo?E acho que a vida perderia um pouco a graça se o chato não existisse.



E la vai dona Leticia estrada a fora, fui me lembrando da ultima viagem que fiz com o Kico, fizemos inicialmente esse mesmo trecho.Boas lembranças e bateu aquela saudadezinha de olhar meu aluno da estrada sendo meu professor.



Dessa vez eu fui sem o professor, mas sempre me lembrando de todas as dicas que ele me da durante as nossas viagens, ta achando meu lindo que não presto atenção?Presto atenção em tudo!!!!(Riso) so não errei caminho dessa vez (mais risos).



Foi gostoso demais quando vi a placa Sabará 8km, fiz o trecho BH/ Sabará em 1h30 mais ou menos, fui sem pressa, curtindo tudo, fazendo meus videos, aproveitando cada segundo.Conversei muito sozinha (risos), ri de algumas mancadas que dei (ri da gente mesmo é muito bom) e fui respirando, cantando algumas musicas..."Eu nasci no celeiro da arte no berço mineiro,sou do campo da serra onde impera o minério de ferro...."



E foi bom ouvir o som do apito do trem se misturando com as montanhas de Sabará, quando cheguei meus olhos se encheram de lágrimas, fui vendo o velho rio das Velhas, tão sofrido, tão poluído, mas carregando tanta história, inclusive a história da minha família, da família do meu pai que nasceu la.

Por instinto ou sei la o que foi, eu entrei numa pontezinha que dizia: Igreja Sant'Ana e fui, peguei uma estradinha linda de terra, onde as flores enfeitaram meu caminho, dando boas vindas ao primeiro dia de Setembro.






E cheguei na tal igreja, pra minha surpresa várias lembranças vieram na mesma hora, essa igreja fica em frente a casa onde meu pai nasceu, vi direitinho minha avó Oradina na porta, loira com seus olhos azuis lindos me chamando pra tomar café, eu tinhas uns quatro anos.

E os pés de Jaboticaba carregados...tudo me veio a lembrança....a velha igreja continua la, linda pequenina escondida entre as montanhas...lembrei do meu avó Toti, ele que cuidava dessa igreja e contava tanta história da época da mineração, dos escravos, ele dizia que a igreja era mal assombrada eu lembro que eu morria de medo...rsrsrsrsr....Não me perguntem como lembro disso.

A bicicleta nos proporciona tantos encontros inesperados e não poderia ser diferente nessa viagem não é mesmo?

Pois é me encontrei com quase toda família do meu pai, foram quase 30 anos sem ver ninguém absurdo ne?Filhos fruto de um divórcio, pequenos demais e também um tanto quanto relapsos também, mas o que importa é que a gente repare os erros.

Foi especial reencontrar primos, tias, família toda...Italianada toda reunida, tomei um cafezinho, mas precisava continuar, por que lembrei que tinha esquecido minhas luzes noturnas pra bike e precisava fotografar muita coisa ainda.

Tirei muitas fotos, cada clique sempre me deixava pensando que eu tinha deixado alguma coisa pra traz, me encantava ver a precisão das obras de Aleijadinho, quanto detalhe que nos passa despercebido, tem que ter um olhar minucioso pra tudo.








Era hora de partir o dia foi perfeito, passei um Domingo maravilhoso, tive dois pequenos contratempos chatos, mas tudo foi tão bom que não acho relevante comentar,não fizeram diferença nenhuma pra mim.

Um dia feliz e perfeito!



"Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais...."







2 comentários: