segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alimentação é tudo

Eu sempre tive que tomar muito cuidado com minha alimentação, o comer errado sempre me fez engordar muito, na adolescência então foi caótico.Vivia fazendo regimes mirabolantes da lua, da luz, do arroz e tantos outros.

Começava a perder peso andando de bike mas ganhava tudo em menos de um mês por que adolescente ja viu ne?

Mas quando entrei na casa dos vinte anos comecei realmente entender que não existe regime, mas reeducação alimentar, aprender a comer, aprender a fornecer ao organismo os nutrientes necessários pra geração de energia, vitaminas, sais minerais  tudo se fecha num ciclo perfeito e conciliado a prática constante de exercícios com certeza o ganho de massa magra e a perda de gordura são iminentes.

Eu fui apresentada a nutrição biomolecular nessa época e ate hoje ela faz parte da minha vida, cortei parcialmente o glúten da minha alimentação o que me rendeu 17cm a menos de abdômen e muita massa magra.

Houve uma época em que eu perdi muito peso, de 92kg,cheguei a 53kg com muita dedicação e uma coisa importantíssima chamada AMOR PRÓPRIO que é responsável por 99% de uma reeducação alimentar bem sucedida.



Hoje em dia eu com certeza sou outra pessoa, mudei completamente meus hábitos alimentares ja não como tantas besteiras, não vou dizer que nunca como por que quem resiste a uma pizza com os amigos vez ou outra não é mesmo?

Mas quando se começa a prática de exercícios principalmente o cicloturismo, ou mesmo os treinos de velocidade e condicionamento com bike, você é aquilo que você come.Portando estar magro não é sinônimo de ter condicionamento e bom preparo físico, muito pelo contrário, ja conheci muita pessoa magra com o colesterol la nas alturas e que não aguenta andar nem 9km de bicicleta ou mesmo fazer uma caminhada mais puxada.

Alimentar-se bem requer equilíbrio, na minha reeducação, minha nutricionista e queridissima amiga Patricia Alves (Dona da Clinica de Nutrição e especialista em medicina ortomolecular Be light http://www.belightestarbem.com.br/) me passa uma dieta extremamente equilibrada e adequada ao meu dia a dia, o meu organismo requer ser "abastecido" de duas em duas horas e é impressionante, passados esse intervalo de tempo entre as principais refeições e a próxima, meu corpo inteiro sente, sou um relógio em se tratando de alimentação.

São pequenas refeições durante o dia, na realidade são seis refeições diárias que precisamos fazer entre as principais, pequenas colações que equilibram o organismo inteiro, proteínas  oleaginosos,frutas,sucos naturais,chás e ate mesmo legumes (palitinhos de cenoura durante a tarde).Tudo isso faz uma diferença enorme e quando você pratica esporte você sente na íntegra a diferença.

Na minha viagem pra Ibiti com o Kico por exemplo comíamos muito eu morria de rir dele, mas na realidade o gasto de energia numa viagem de bicicleta por exemplo é enorme, vocês  não fazem ideia, minha nutricionista me disse que você pode chegar a perder de 1 a 2 kg dependendo do organismo, numa viagem de 100 Km por exemplo.Mas por favor não é pra sair por ai andando 100 km achando que vai ficar magra não cuidado com isso hein meninas?

Na viagem pra Ibiti por exemplo, levamos muita fruta, barrinha de cereal, paçoca comíamos quase que o tempo todo, até porque podemos comer as mesmas quantidades e fazer a mesma atividade (ou semelhante), no entanto, o corpo dos homens e das mulheres não se comporta nem reagem da mesma forma.
A grande diferença é que o gasto calórico do homem é superior ao das mulheres, ou seja, realizando a mesma tarefa, o homem gasta mais energia que a mulher, isto porque tem mais massa muscular (até 3 kg mais), mas também porque a forma como acumula gordura é diferente.Então o meu querido Kico sempre tinha muito mais fome que eu, o que não me impedia de acompanha-lo em seus lanchinhos também.
Então se você pretende começar qualquer atividade física, seja ela de bike ou não, aconselho a mudar completamente seus hábitos alimentares, toda mudança requer alguns "sacrifícios", mas com certeza no final quem ganha é so você e não tem nada mais prazeroso do que se olhar no espelho e se sentir bem, com energia, com vigor com disposição pra tudo e mais um pouco não é não?

   Leiam depois sobre a Leptina super interessante http://www.belightestarbem.com.br/belight/artigos/quer-emagrecer-a-dica-e-a-leptina





Nenhum comentário:

Postar um comentário