terça-feira, 30 de abril de 2013

Parque da Serra do Curral

No sábado fui conhecer o Parque da Serra do Curral, eu convidei uma amiga minha a Naiara que adora praticar esporte ainda mais ao ar livre assim como eu.Naiara foi uma ótima cia, animada, disposta e tem força de vontade, sinceramente qualidades que prezo muito em qualquer pessoa, como ouvi um dia, eu tenho preguiça de gente preguiçosa.




A principio achei que pudesse ir de bike, mas infelizmente o acesso às "Marias Pretas"¹(nome que os guarda-parque dão as magrelas.) é proibido.Da ate pra entender o porque, na realidade o Parque da Serra do Curral nada mais é que uma trilha, no resto de montanha que sobrou e sua delicada flora e fauna resiste bravamente tentando sobreviver após tantos anos de degradação.

¹ A maria-preta-de-penacho é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Também conhecida como maria-preta (Minas Gerais) e maria-preta-de-topete.

A "monstruosa" Vale do Rio Doce tomou conta de tudo, mas de tudo mesmo, nosso Guia apaixonadíssimo pelo que faz o Célio, nos deu uma aula sobre esse mini e guerreiro bioma do parque com resquícios de mata atlântica e cerrado, sobre a ação sem medida e descabida das mineradoras sobre a fragilidade de tudo que ainda restou dessa serra que foi eleita pela população em 1997, simbolo de BH.



A Serra do Curral constitui parte integrante da Historia de Minas e foi referência de localização para os viajantes.Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte.




Fiquei realmente impressionada ao ver  o tamanho e a extensão  da destruição a longo prazo a qual a Serra do Curral foi impiedosamente submetida, e elas estão avançando sem do, em busca dos cifrões que as nossas Ucs possuem em sua biodiversidade.

Mina da Magnesita ainda funcionando dentro do Parque

O minério brota do chão impressionante, tudo brilha é realmente lindo de se ver, acho que aquela cantiga de criança foi feita inspirada nessa musica.Me senti num caminho de pedras de brilhantes.

O Parque está situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Sua cobertura vegetal é representada pelos campos rupestres, que ocorrem nas áreas rochosas da crista da serra, e, principalmente, pelas fisionomias típicas do Cerrado, como o campo limpo, o campo sujo e campo cerrado, que se sucedem gradativamente da crista até a base da serra. A Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes ao Parque, como o Parque das Mangabeiras e a Mata do Jambreiro, constituindo assim um importante corredor ecológico de vegetação preservada.









Várias espécies de imbaúbas  bromélias, cactus, orquídeas,quaresmeiras,pau santo e tantas outras espécies que agora não me lembro,enfeitaram as pequenas trilhas pelas quais passamos.Os líquens vermelhos nos dão a prova de que la a qualidade do ar dava condições a essa espécie se proliferar...Fiquei feliz quando fiquei sabendo disso!





Foi uma caminhada de 2h30 de puro aprendizado e emoção com o Celio e a Carmelina a nossa guia portuguesa importada para o Brasil que nos deram um show de apresentação e amor ao que se faz.



Fiquei feliz em saber que existem pessoas que assim como os dois cuidam das nossas riquezas mesmo ja tão frágeis quanto as belezas da serra do curral, mas que vêem muito além do que nos mostram nossos olhos, são pessoas que vêem com o coração, por que cada  bicho, cada flor, cada broto e cada borboleta não pertencem somente ao parque, elas fazem parte da história de Minas, do Brasil e da História de cada um de nós.






2 comentários:

  1. Lindo texto, lindo parque! A natureza é brava em resistência e o homem do cifrão, impiedoso em destruí-la, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto o homem for escravo do dinheiro assim será meu lindo infelizmente,,,

      Excluir